Um dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Se não removidos podem trazer vários problemas como por exemplo a formação de cistos e tumores.
Ainda que os dentes mais frequentemente impactados sejam os terceiros molares (sisos) , outros dentes podem estar inclusos. O procedimento usual para os terceiros molares é a sua remoção; entretanto para outros dentes impactados além da sua remoção pode ser a exposição e colocação na arcada dentária.
Porque ficam inclusos?
- Falta de espaço na arcada dentária
- Dentes muito volumosos
- Obstáculos devido ao dente vizinho ou outra estrutura
- Resistência do tecido ósseo
- Resistência da fibromucosa que o recobre por sua densidade
- Permanência exagerada de dentes decíduos na arcada
- Perda prematura dos dentes decíduos alterando a posição dos permanentes
Porque extrair os dentes do siso?
- Prevenção da doença periodontal
- Prevenção da cárie dentária
- Prevenção da pericoronarite
- Prevenção da reabsorção radicular
- Dentes retidos sob próteses dentárias
- Prevenção de cistos e tumores odontogênicos
- Prevenção de dor de origem desconhecida
- Prevenção de fractura da mandíbula
- Otimização da saúde periodontal
Os dentes do siso (impactados) devem ser sempre removidos?
Na maioria dos casos sim. Muitas vezes os dentes inclusos / impactados não são tratados até que alguma complicação apareça, mas estudos indicam que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas.
Onde é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada no consultório, sob anestesia local e, sempre que possível, é recomendado a remoção dos 4 sisos em simultâneo. Em outros casos, o procedimento poderá ser realizado em hospital.
Somente os dentes do siso podem ficar inclusos / impactados?
Não, qualquer dente pode não erupcionar (nascer) e ficar incluso / impactado. Os mais comuns são os dentes do siso e os caninos superiores e incisivos laterais superiores. Os dentes impactados, sempre que possível, devem ser tracionados e recolocados na arcada dentária. O procedimento inclui intervenção cirúrgica com colagem de brackett na face do dente impactado e a respectiva tração para o aparelho fixo anteriormente colocado.